É importante entender que TONTURA não é uma doença, e sim um sintoma. Nosso equilíbrio corporal depende da integração de diferentes sistemas e alterações no funcionamento de algum deles pode levar a sensação de desequilíbrio.

O labirinto é um "sistema" que fica junto às estruturas responsáveis pela audição, sendo responsável também pelo equilíbrio. Juntamente com os olhos, tendões, músculos e articulações formam um complexo mecanismo que informa ao cérebro se estamos parados, andando, caindo, girando ou inclinando.A partir daí temos o EQUILÍBRIO.

Quando algum desses sistemas está alterado, surge a tontura.

As principais causas de tontura associadas ao LABIRINTO são a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), a Neurite Vestibular (Labirintite), as Labirintopatias Metabólicas e a Doença de Menière.

Mas como explicamos acima, o labirinto não é o único responsável pelo equilíbrio corporal. Outras causas de tontura podem estar associadas a desarranjos em outros sistemas. Anemia, arritmias cardíacas, acidentes vasculares encefálicos (AVCs), enxaqueca, tumores cerebrais, uso de medicamentos, crises de pânico e ansiedade, doenças psiquiátricas, dentre outras.

A VPPB é uma das causas mais comum de tontura rotatória. O paciente costuma sentir uma vertigem associada a certos movimentos específicos da cabeça, especialmente, quando está deitado na cama e gira para algum dos lados. A tontura tem duração de 5 a 20 segundos e os pacientes costumam saber que o sintoma está associado a certos movimentos cefálicos.

A Neurite Vestibular é também conhecida como Labirintite. Trata-se de uma crise súbita de tontura com forte intensidade e rotatória, muitas vezes incapacitante, podendo gerar náuseas e vômitos. Costuma durar alguns dias, até semanas. É primordial que um médico avalie o caso para diferenciar se é o caso de uma labirintite, podendo ser até uma suspeita de AVC ou alguma doença mais grave, demandando maior atenção quando se trata de idosos e portadores de fatores de risco para doenças cardiovasculares.

As labirintopatias metabólicas incluem uma vasta lista de doenças ou alterações metabólicas muito comuns na população: alterações no metabolismo de carboidratos, como excesso de ingesta de alimentos ricos em açúcar refinado, excesso de ingestão de cafeína e períodos prolongados de jejum que podem causar tontura. Doenças como hipo ou hipertiroidismo, diabetes, deficiências de vitaminas também devem fazer parte dessa investigação.

A doença de Menière consiste na vertigem recorrente associada a sintomas auditivos (zumbido, dificuldade auditiva e sensação de ouvido tampado). Náuseas e vômitos podem acontecer e, sem o correto diagnóstico e tratamento, essas crises podem se repetir e levar a sequelas auditivas.